Foto: Divulgação

Missal

Das festas típicas aos torneios de pesca, Missal oferece uma estrutura totalmente voltada ao turismo 

A região do Lago de Itaipu é rica em diversidade. São muitas as cidades lindeiras em que há forte presença de colônias europeias. Na pequena e tranquila Missal, metade da população, de cerca de 11 mil habitantes, tem um pé na Alemanha. A arquitetura, a gastronomia, os costumes e as confraternizações fazem o visitante se sentir no país europeu. A economia de Missal é baseada na produção agrícola e agropecuária (soja, milho, criação de suínos e de aves) e os pratos típicos do município são o porco à pururuca, joelho de porco e o marreco recheado acompanhado de salsichão, chucrute, repolho roxo e purê de batata. Outras importantes atrações turísticas de Missal são o Lago Municipal, que conta com uma série de atividades de lazer, o Terminal Turístico de Vila Natal, de onde se acessa o Lago de Itaipu e tem uma gostosa prainha artificial, e a Deutsches Fest, maior festa típica alemã da região. Essa combinação de tradição alemã e belezas naturais faz de Missal um destino encantador no Oeste do Paraná.

Foto: Victor Santos

Como chegar
Missal, situada no Oeste do Paraná, está a aproximadamente 65 km de Foz do Iguaçu, sendo acessível por diversas vias rodoviárias. De Foz do Iguaçu, a rota mais comum é pela BR-277 até Medianeira, e de lá seguir pela PR-495 até Missal. É uma viagem de cerca de uma hora de carro. Já a partir de Cascavel, a rota segue pela BR-277 até Medianeira, e depois pela PR-495 até Missal. A viagem dura aproximadamente 1h40, percorrendo cerca de 115 km.

Foto: Victor Santos

Vida náutica em Missal

A vida náutica em Missal se concentra no Terminal Turístico de Vila Natal, onde há duas rampas de acesso ao Lago de Itaipu, facilitando a movimentação de embarcações para os praticantes de esportes aquáticos e pesca. A Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal (Anpemi) abriga o único atracadouro da cidade e oferece galpões para guardar os barcos dos associados, sendo um ponto importante para a comunidade de pesca local e para visitantes. Missal está localizada a cerca de 14 km da margem do lago, uma proximidade que permite um acesso rápido às áreas recreativas, incluindo a prainha artificial de Vila Natal, um local popular para lazer. Em 1997, durante os Jogos Mundiais da Natureza, a cidade chegou a receber um píer de madeira, mas ele deteriorou-se com o tempo. Atualmente, está em fase de licitação a construção de uma nova estrutura, que trará ainda mais conveniência para as atividades náuticas.

Pescaria embarcada

Missal atrai pescadores esportivos durante todo o ano, vindos não apenas da região, mas também da Argentina e do Paraguai. A cidade é um destino popular para a prática da pesca esportiva, especialmente devido à estrutura oferecida pela Associação dos Pescadores de Missal (Anpemi), que possui um atracadouro próprio e organiza, em parceria com a prefeitura, dois grandes eventos anuais: o Torneio Internacional de Pesca à Corvina e o Torneio de Pesca ao Tucunaré, ambos realizados em fevereiro, durante as celebrações de aniversário de emancipação do município. Essas competições são bastante disputadas, atraindo, em média, entre 200 e 250 embarcações, embora em alguns anos o número de barcos participantes já tenha chegado a 330. Os dois torneios de pesca têm como ponto de largada o Terminal Turístico de Vila Natal, onde também acontece, no dia 2 de fevereiro, a da Festa dos Navegantes, além de passeios náuticos pelas paisagens, enseadas e ilhas formadas pelo grande lago.

Foto: Victor Santos

Onde a vida pulsa

A Prainha Artificial de Missal é um dos pontos mais vibrantes para lazer e turismo, situada no Turístico de Vila Natal, a aproximadamente 14 km do centro da cidade. Com uma ampla área verde, a prainha oferece infraestrutura completa para visitantes, incluindo banheiros, quiosques, churrasqueiras, espaço para camping, uma lanchonete, campo de futebol e quadra de areia. Para os entusiastas de atividades náuticas, o local tem duas rampas de acesso ao lago, facilitando o uso de barcos. Com uma área total de 53 hectares (ou o mesmo que 53 campos de futebol), o Terminal Turístico de Vila Natal leva o nome de um antigo bairro que existia no local e foi alagado durante a construção da barragem de Itaipu. Hoje, o espaço é um refúgio onde a natureza e o lazer se encontram, tornando-se um destino popular para aqueles que buscam relaxamento e diversão em Missal.

Foto: Victor Santos
Foto: Victor Santos

Um refúgio surpreende

Espécie de cartão-postal de Missal, o Lago Municipal de Missal é um verdadeiro refúgio para quem busca lazer e tranquilidade em meio a uma paisagem encantadora. O lago oferece um espaço ideal para caminhadas, atividades físicas e piqueniques, sendo um dos locais favoritos dos missalenses para momentos de descanso e contemplação da natureza. No réveillon, o lago se transforma em um ponto de encontro para a tradicional queima de fogos promovida pela prefeitura, que atrai milhares de visitantes de toda a região. Com sua beleza e infraestrutura, o lago conquistou um lugar especial no coração dos habitantes e se tornou um dos passeios mais apreciados em Missal.

Banquete alemão

A Deutsches Fest, conhecida como a maior festa típica do Oeste do Paraná, é uma celebração alemã realizada anualmente no fim de semana seguinte à Páscoa. Esse evento cultural, que acontece em Missal, celebra a herança germânica, preservando e promovendo costumes e tradições da Alemanha. Durante três dias, a festa oferece uma experiência imersiva, com apresentações de grupos folclóricos, músicas tradicionais, e atividades como o famoso “jogo do barril” e brincadeiras típicas. A programação inclui concursos para escolher a Rainha e o Casal Fritz e Frida, e a gastronomia é destaque, com pratos tradicionais e muito chopp.

Foto: Victor Santos