Foto: Victor Santos
Santa Terezinha de Itaipu abriga uma bela praia, uma estrutura náutica com
rampa e píer flutuante e um dos torneios de pesca mais concorridos do país;
Os dias de semana são de pura tranquilidade na Prainha de Santa Terezinha de Itaipu. Mas quando chegam o sábado e o domingo, o Terminal Turístico de Alvorada, onde se localiza o balneário da cidade, a 13 km do centro, fica pequeno.
De carro ou de bicicleta (há uma ótima ciclovia interligando o centro ao parque, passando por todos os pontos turísticos da cidade), milhares deitapuienses(como são chamados os moradores de Santa Terezinha de Itaipu) se deslocam para o Alvorada e aproveitam todas as oportunidades de lazer que o terminal oferece.
O lugar chega a receber 7000 pessoas em umfim de semana ensolaradoe cerca de 150.000, contabilizando-se todo o verão.
Localizada a 17 quilômetros de Foz do Iguaçu pela rodovia BR-277 (e a 628 km de Curitiba), Santa Terezinha de Itaipu é uma cidade próspera e moderna, com forte presença econômica nos setores industrial, logístico e agropecuário (produção de milho e soja e criação aviária). Fundada em 1952, como distrito de Foz do Iguaçu, a cidade emancipou-se em maio de 1982 e hoje soma perto de 25 mil habitantes.
Oestaleiro Victory Yachts tem sede em Santa Terezinha de Itaipu. Das instalações da empresa saem oito modelos de lanchas.Entre os meios de hospedagem, tem três hotéis categorizados e dois resorts, o Pesca Floresta e o Toca da Onça.
No Parque de Exposições e Eventos, uma vez ao ano, no mês de maio, ocorre a Fespop Festival, o maior evento musical gratuito da América Latina, que atrai milhares de pessoas de todas as cidades do Oeste do Paraná.
No dia da padroeira —Santa Teresa de Lisieux ou Santa Terezinha do Menino Jesus, que a Igreja celebra em 1º de outubro —ocorre a Missa das Rosas, que transforma o lugar em um grande jardim.
A estrutura náutica pública de Santa Terezinha de Itaipu oferecedois píeres(um fixo, de concreto, outro flutuante) e uma rampade acesso ao lago.
Em março ocorre o Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré, com participantes de diversos países.
No Parque de Exposições e Eventos, ocorre o Fespop Festival, o maior evento de música gratuito da América Latina.
ara os moradores que têm barco e são loucos por pescaria—ou paraos turistas quebuscam apenas diversão sobre as águas e belas paisagens ao redor—, o lugar conta com um píer flutuante, outro fixo (de concreto) e umarampa de acesso ao lago. Além disso, existe um projeto para a construção deum atracadouro
A falta de marinas e garagens náuticas para guardar os barcos obriga osdonos das lanchas a reservarem um lugar para elas emsuas próprias casas.Como a maioria dos barcos é de alumínio e não costuma ter mais de 19 pés, omais comum é levá-los de carretas do terminal para a garagem ou o quintal decasa, e vice-versa.
Quem tem lanchas maiores, de fibra, de lazer ou de pesca, temdedeixar em Foz do Iguaçu. A não ser osprivilegiados moradores do condomínioRosa de Saron, que fica dentro de uma fazenda eofereceuma estrutura náuticaprópria.
Considerada uma das mais bonitas de toda costa Oeste paranaense, a praiaitapuiense (praia mesmo, com areia e tudo), ocupa uma área de cerca de 500m². Dentro d’água, os banhistas ficam protegidos dentro de uma faixa de 50metros,feito uma piscina,totalmente livre de buracos e cercada por boias quelimitam a área de navegação dos barcos.A demarcação é importante porque olago foi formado sobre uma área que havia imóveis. Quando o nível lago baixa,é possível ver as antigas ruas. Andando fora da área balizada, corre-se o riscocairem um poço, por exemplo
Além da prainha, a estrutura de lazer e esporte do Terminal Alvorada tem quadras para a prática de esportes, trilhas para caminhadas, atividades recreativas, banheiros com duchas, bebedouros e um restaurante.
Tem também a Praça das Águas, uma piscina com chafariz, alimentada por três poços artesianos, para uso das crianças, onde os pais podem ficar despreocupados, porque não se conecta ao lago.
Mas o mais peculiar no Terminal Turístico de Alvorada são os quiosques com churrasqueiras, em que famílias inteiras se acomodam para curtir o fim de semana, em clima de piquenique, em contato com a natureza.
A pesca é a principal atividade náutica praticada pelos itaipuenses. Sobretudo a pesca esportiva, com o uso de iscas artificiais e a devolução dos peixes capturados à água. Em março, ocorre o Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré, comparticipantes vindos de várias partes do mundo. Por conta da insuficiência de estrutura náutica, o número de inscrições é limitado a 130 barcos
Outra atração de Santa Terezinha do Itaipu é o Corredor de BiodiversidadeSanta Maria (12 km de mata ciliar), que interliga o Parque Nacional do Iguaçu àfaixade reserva do Lago de Itaipu, que por sua vez se estende até o ParqueNacional de Ilha Grande, em Guaíra. Considerado um dos projetos ambientaismais importantes para a preservação do meio ambiente no Oeste do Paraná, oCorredor de Biodiversidade conservaos recursos naturais da região e perpetuaas espécies da fauna e da flora,atuando no equilíbrio dos ecossistemas.É anatureza cuidando da própria natureza.
Além da prática da pesca esportiva,Santa Terezinha do Itaipufaz parte de umprograma da Itaipu Binacional para estimular a formação de um novo negóciona região: a aquicultura. Cerca de 70 pescadores cuidam hoje de 300 tanquesde produção de pescado em todo o lago.O potencial estimado é de 14 miltoneladas de peixe por ano. Alguns itaipuenses vivem apenas da pescaextrativa.
Lugar de enorme beleza natural, Santa Terezinha de Itaipu conta com três grandes áreas verdes: o Parque Ecológico Domingos Zanette, que tem playground para crianças, uma pequena gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e três pequenos lagos formados pela nascente do Rio Tucano; o Bosque dos Pioneiros; e o inebriante Parque das Flores. Espaço privilegiado para caminhadas e lazer, o Parque das Flores conta com 32espécies de plantas. São flores, árvores e palmeiras, espalhadas em 20 mil m².
Produzido pela Revista Náutica, o Guia Lago de Itaipu apresenta as principais atrações turísticas e náuticas das 16 cidades ao redor do lago, promovendo o turismo, cultura e atividades como pesca e passeios de barco, com foco em explorar e valorizar a região oeste paranaense.
© 2024 - Guia Lago de Itaipu - Todos os direitos reservados